sexta-feira, 13 de junho de 2008

memória



Cientistas argentinos conseguiram manipular a proteína que interfere na memória para eliminar as lembranças quando são evocadas, uma descoberta útil para tratar de fobias e o estresse pós-traumático. A informação foi divulgada pela imprensa local.

Por meio de testes com ratos, os especialistas em farmacologia e bioquímica da Universidade de Buenos Aires demonstraram que a capacidade de lembrar pode ser alterada caso sejam injetadas substâncias que anulam a proteína da memória, afirma o jornal "La Nación".

"Abre-se um caminho pelo qual seria possível interferir na memória já formada [nos seres humanos]", afirma Arturo Romano, um dos membros do grupo de cientistas. "Poderia ser aplicável a casos de fobias ou a pessoas que sofrem de estresse pós-traumático", afirmou.

Segundo ele, também seria possível tratar aqueles transtornos nos quais uma lembrança patológica altera a vida de uma pessoa. Entretanto, Romano esclareceu que ainda falta muito para poder comprovar se a experiência poderia ser reproduzida em humanos, pois a equipe de cientistas trabalha apenas com ratos por enquanto.

Neles foi encontrada a proteína denominada NF-kB, que atua tanto no processo de consolidação como no de confirmação da memória e regula a expressão de genes necessária para armazenar lembranças no longo prazo.

"Caso seja injetado no cérebro um inibidor deste mecanismo quando a lembrança for evocada, a retenção é afetada", declarou Romano. Ele afirma que "trazer ao presente algo do passado é um processo ativo. Cada vez que é evocada, a memória pode ser modificada".

7 comentários:

Sammyra Santana disse...

Tudo que vem pro bem da humanidade é semrpe bem vindo!
Abraços!

Carla M. disse...

Tomara que isso que não vire mercado como no filme "O brilho eterno de uma mente sem lembranças".

Anônimo disse...

Eu querendo lembrar mais e esses cientistas pesquisam como esquecer.
E sempre com ratos, eu que não quero ser um ratinho na próxima encarnação.

Anônimo disse...

Feliz aniversário, amiga!

Unknown disse...

Menina, tah levando a sério isso aqui neh?
E ai, pensa em ser jornalista?
Faço jornalismo, sabia?
Gostei do seu blog. Seja perseverante e ñ como eu que atualiso o meu de nao em ano, Rsrsrsrs.... http://www.focandoanoticia.blogspot.com . Visite o meu e deixa o seu endereço lah que vou depois passar para a minha lista de amigos, para eu sempre poder visitar o seu, ok?
logo o meu vai estah atualisado e talvez de cara nova!!!
Bjos!

Anônimo disse...

boa sorte.
que a força esteja contigo.

Anônimo disse...

oi amiga...futura jornalista sera?